14 de setembro de 2010

3x12 - Evil is Going On (season finale)


Eu estaria mentindo descaradamente se dissesse que não gostei dessa season finale de True Blood. Não me entendam mal os que não gostaram, eu até concordo com alguns dos pontos negativos que foram expostos, mas acho que de forma geral esse último episódio seguiu uma linha bem própria e pertinente ao corpo geral da temporada. Acho também que os personagens “principais” da trama foram encaminhados para níveis mais interessantes de abordagem, possibilitando que na temporada futura assuntos mais profundos sobre o passado e mesmo sobre o comportamento atual que eles apresentam sejam mostrados sem muito estranhamento e sob uma base mais sólida. Mas enfim, divagações à parte, vamos falar especificamente do ocorrido no episódio.

O que sem sombra de dúvida eu não posso discordar de ninguém é de como o fim atribuído ao personagem de Russell Edgington foi bobo. De fato, como alguns disseram, foi inesperado e mesmo original, mas foi uma escolha imensamente broxante pra dar cabo do conflito que ficou armado em suspensão durante os últimos cinco ou seis episódios, e que nos manteve em frenesi pré-guerra.

Personagem que me agradou e me supreendeu imensamente nesse último episódio foi a mocinha-protagonista que parece ter tomado de uma vez por todas as rédeas das situações que ocorrem a sua volta. Foi sinceramente prazeroso assistir à forma como ela maltratou o rei cativo do Mississippi, assim como assistir ao modo que ela passou a reagir perante Bill Compton e Eric Northman depois dos últimos acontecimentos. Mais inesperado e eufórico ainda foi assistir à reviravolta que a história do casal deu. Os fatos parecem finalmente começar a clarear deixando tudo mais cruel e interessante.

Quanto a Bill Compton, achei ótima a oportunidade que aproveitaram de trabalhar o seu lado vampiresco facínora. Admito que a sobre-pele de egoísta parece cair muito melhor sobre o personagem, do que aquela imagem de salvador da pátria e defensor dos fracos e oprimidos. Já deu, né?


Ainda sobre o mal disposto e mal definido triângulo amoroso que veio sendo montado, venho por meio dessa review dizer que é bom que os produtores e roteiristas de True Blood não me inventem de deixar a trama entre Eric e Sookie de lado durante a próxima temporada. Prevejo que esse tipo de comportamento terá reações drásticas e dramáticas. Tenho dito.

Olhando por alto, season finale parece uma definição meramente dada por conveniência (ou obrigação) a esse episódio. Afinal, trama que é bom nenhuma acabou. Não digo que isso seja ruim, muito pelo contrario na verdade, parece que o seriado está de fato disposto a retornar um regime de mistérios e cliffhangers de enlouquecer qualquer fanático, o que também afinal de contas, é uma marca da série.

E se formos falar de todos os mistérios que ficaram em aberto, a lista será extensa. Temos por exemplo a história entre Jesus e Lafayette, que começa a enveredar pelos caminhos da magia, temos a trama entre os irmão Tommy e Sam Merlotte, que sinceramente quase me faz chorar de tanta tristeza, temos a história inacabada entre Crystal e Jason, temos o aprofundamento tanto do relacionamento de Jessica e Hoyt quanto da loucura preconceituosa da mãe dele, sem contar com o imprevisível resultado do conflito entre a rainha da Louisianna, Sophie-Anne, e Bill Compton. De fato, o que não vai faltar aos fãs do seriado vai ser assunto à discutir enquanto a próxima temporada não vem.

Outra personagem que sofreu mudanças consideráveis nesse episódio final foi Tara. Confesso que o amadurecimento da personagem e a perspectiva de um relacionamento futuro com Sam Merlotte me agradam muito. Sem contar no corte de cabelo completamente inesperado. Fiquei muito feliz dela só ter usado a tesoura pra cortar as madeixas mesmo.

Pros que sentiam saudades dos lobisomens, eis que Alcide Herveaux volta a aparecer já mostrando que algo entre ele e Sookie pode acontecer mais à frente. Achei ótimo. E pra quem não sentia química entre os dois, mordo minha língua. Achei sexy.


Especificamente sobre o final do episódio não sei exatamente o que dizer. Pra ser bem sincero, nem sei se há algo a se dizer. Mistérios, mistérios, True Blood em toda a sua essência.

Enfim, acho que é só. Olhando pra trás, acho que a terceira temporada foi definitivamente menos difusa do que a segunda e apresentou uma trama menos caótica sem perder na intensidade. Minha opinião pessoal é de que foi uma adorável temporada, e True Blood só tem a melhorar daqui pra frente.



Notícias relacionadas:

13 comentário(s):

joycinharj 14/09/2010, 12:34  

Gostei muito da terceira temporada, realmente foi muito intensa e finalmente mostrou o verdadeiro lado do Bill, mas te confesso esse "final" sei lá me deixou desapontada, acredito que eu esperava mais, quando pensei êê agora vai... acabou!! e eu fiquei sério??!!! Mas em fim, teve pontos positivos e esse ar de mistério só enloquece ainda mais os fãns né :D:D Que venha a 4ª temporada e que o AB não estrague o relacionamento Eric/Sookie que tem nesse 4º livro, até pq ele msmo já provou que são poucas coisas que ele segue dos livros :D 9 meses de abstinência :(

Fernando 14/09/2010, 12:39  

Olha, me resumindo a falar do episódio, que é sobre o que o post fala, achei ele fraco e decepcionante. Também fiquei feliz com o amadurecimento da Tara e concordo com o nível de abordagem dos personagens principais, mas o episódio em si foi muito ruim.

Pior season finale de True Blood até agora.

Unknown 14/09/2010, 14:13  

Go Bill, Go !

Sandra 14/09/2010, 19:27  

Go Eric, Go!!! isso sim,rsrsrs
se AB aprendeu a lição de que essa temporada foi fraca, ele vai seguir o 4º livro em que temos o nosso vampiro nórdico como protagonista ao lado de "uma mais esperta" Sookie, assim eu espero!

supernaturalbooks 14/09/2010, 22:15  

hahaha, oq eu mais gostei foi a risada sádica que a Sook deeu quando triturou os restos de Talbot ! hahahahahaha, fooi a melhor parte do Ep. Também gostei da Sook mais sensata, retirando o convite dos vampiros. ! OMG, Jess casa comigo? NAÃO COM O HOYT :@ "

*>nathrella<* 14/09/2010, 22:47  

De uma maneira geral, achei mesmo que a terceira temporada foi mais confusa, com uma tentativa frustrada de buscar um aprofundamento dos presonagens de tramas secundárias, que acabaram por deixar grande parte dos capítulos confunsos. Porém... Dentro da confusão que foi a season, o final já era de se esperar confuso, e além do mais acredito que um final aberto é bem mais promissor que um final encerrando todas as histórias, dessa forma quem sabe toda essa confusão não pode ser algo produtivo para a season quatro.

hrick 14/09/2010, 23:57  

Concordo em tudo com a critica. Até eu ler esse review, eu achava que eu era o unico que gostou(não adorei, tb achei q houve falhas) desse season finale, considerando que eu nunca tinha achado que os season finales das outras temporadas lah muito empolgantes.

Tb gostei que a Sookie tomou as redeas da situação. Minha cena favorita foi, inclusive, qnd ela joga pelo triturador os restos do Talbot!!! O satisfaçao dela ao ver o Russel sofrendo foi impagavel.

Enfim, gostei mt da terceira temporada, nao achei nada confuso como na segunda; achei q a historia s deliniou perfeitamente. Agora, que venha a 4 temporada e as BRUXAS!!!

Thiago Fernando 15/09/2010, 00:12  

olha...
legal... coisas interessantes aconcetecam no Ep12, mas... NADA se definiu... e muito menos rolou uma "prévia" do que virá ...
ex: na season finale da 1ª temporara, rolou uma "introdução" à maryanne,
na season finale da 2ª temporada, rolou uma introdução aos lobos, quando o Bill foi sequestrado e etc...
e agora na terceira temporada.. o que realmente aconteceu???!
a sookie foi abduzida por tripulantes de um AVNI (abajur voador não identificado). sinceramente, essa 3ª temporada foi basicamente "enchessão" de linguiça..
Mas não denanimeis, esperancosos aguardais, por uma 4ª temporada de tirar o fôlego

supernaturalbooks 15/09/2010, 12:35  

ALGUEM TEM O VÍDEO DA RISADA DA SOOKIE QUANDO ELA MATA TALBOT :?

Unknown 15/09/2010, 18:47  

Acho que foi bem diferente das outras duas. Especialmente porque depois de iniciada a trama a season finale tinha um "final feliz" onde tudo parecia resolvido e daí acontecia alguma coisa pra fazer um elo na próxima temporada. Nesta não, ao contrário. Nada foi resolvido e fcou aquela sensação de dúvida do que está por vir. Não gostei daquele fim pro Russel. Teria sido melhor uma morte digna de um dissimulado como ele sempre se manteve. Acho tb que houve pouca exploração dos lobisomens (O Alcide deveria ter aparecido mais, rsrs) e um confronto entre a Sookie e a Debbie ficou faltando. Acho que a Tara amadureceu e deixou de se fazer de vítima para encarar o fatos: ela tem dedo podre. Vamos ver esperar pra ver o que as bruxas vão nos trazer. Pena que é só no ano que vem, afff.

Dali 17/09/2010, 18:33  

Gostei de seus comentários. Esperava uma reviravolta no caso Russel quando ele apareceu na TV... enfim, esperava que toda a Liga de Vampiros começasse a caçá-lo, mas não, foi como se aquela cena bombástica e maravilhosa mal tivesse acontecido...
Pela primeira vez em muito tempo gostei da Sookie, assim como vc. Até que enfim ela parou de gritar para alguém salvá-la das encrencas que ela mesma se meteu...
Escrevi um resuminho do que achei também desta terceira temporada, se vc tiver um tempinho, passe por lá e me diga o que achou...
http://cinebookseries.blogspot.com/
abraços, Dalila

PurpleFoot 18/09/2010, 01:41  

No geral, eu achei o episódio MUITO bom. Sam Merlotte, o cara certinho que todos pisam em cima, deu um tiro no próprio irmão? Sookie sentindo prazer em torturar o rei do Mississipi (me deu até peninha dele)? Bill revelando-se um vampiro mais perigoso do que imaginávamos e que usou suas táticas sedutoras para seduzir Sookie?? WOW.
Mas acho que o desfecho foi bem decepcionante...sem falar da maorte do Russel. Ele merecia algo mais épico. E que negócio foi esse do Godric aparecer? Essa parte eu achei sem noção...em todo caso, estou ansiosa para a quarta temporada.

Cacau 07/10/2010, 12:43  

Eu realmente achei a temporada fraca, a única coisa que valeu a pena foi qdo Eric dá um baijasso na Sookie, isso foi o melhor, o resto deixa pra lá. Espero que a quarta temporada seja melhor.



Postar um comentário


© 2009-2011 Fangtasia Brasil

Home | Contato | Assinar o feed (RSS) | Twitter | Topo