ESclarecimentos sobre a edição nacional de Club Dead
Clube dos Vampiros, a edição em Português de Club Dead, terceiro livro da saga The Southern Vampires Mysteries, foi lançado no início do mês pelo selo Benvirá, da editora Saraiva. Assim como aconteceu com Vampiros em Dallas, muita gente que já conhecia os livros da Charlaine Harris questionou a escolha do título, da capa, entre outras coisas.
Por isso, o Diogo enviou um e-mail para a Fabiana Medina, editora responsável pela publicação, perguntando sobre esses assuntos. Como da outra vez que entramos em contato com ela, na época do lançamento de Vampiros em Dallas, ela foi super atenciosa e explicou o que motivou todas as escolhas para essa edição. Confira abaixo o que ela disse:
Agradeço por escrever.
Você deve entender que apesar de os livros terem uma vida absolutamente independente da série, o fato de o programa estar no ar influencia bastante em termos de divulgação e comercialização. Para os livreiros, que não conhecem o trabalho da Charlaine, é muito mais fácil compreender a importância dos livros se relacionados a um programa de TV. Por isso, aproveitando a estreia da terceira temporada, fizemos a capa especial – as editoras estrangeiras que publicam Charlaine em outras partes do mundo também costumam fazer isso. Na arte oficial da HBO não podemos fazer nenhuma modificação, por isso mantivemos personagens como Lafayette, já morto, e Jéssica, que não aparece nos livros.
Estamos preparando novas capas para os lançamentos futuros.
Quanto ao título, preferíamos manter o original, “Club Dead”, porém algumas escolhas acabam sendo pautadas por orientações comerciais. Na verdade, esclareço que o bar Club Dead (no livro, não no TrueBlood) é frequentado por vampiros, lobisomens e outras tantas criaturas “sobrenaturais”. Sookie vai até lá para investigar Russel Edgington, “rei do Mississipi”, vampiro que pode estar envolvido com o desaparecimento de Bill. No Club Dead, Sookie acaba salvando a vida de uma das vampiras deste clã, por isso acaba tendo acesso a informações privilegiadas sobre o paradeiro de seu amado.
Infelizmente é difícil agradar a todos, principalmente àqueles que já são fãs dos livros e já possuem um vínculo com o apaixonante universo de Charlaine, mas esteja certo, Diogo, de que temos muito respeito pela obra desta autora e intencionamos fazer o melhor. Sinta-se à vontade para nos escrever e oferecer suas sugestões.
Obrigado pela iniciativa, Diogo!
3 comentário(s):
O que importa é que o conteúdo seja original.
Bobagem implicar com a capa!!
Seria bacana, se lançassem os livros me pt, mas com as capas orginais, como os livros da Saga Harry Potter, Crepúsculo e Percy Jackson, mas enfim, fazer o que né? Eu amo os livros e a série, compro do mesmo jeito :D
Em resumo:
Precisamos de uma identidade visual que faça com que o livro venda bem. Ou isto ou não tem como publicar.
Por mim tudo bem, porem, poderiam usar uma capa sem tantas personagens que não tem a ver com o conteúdo, alguma imagem de True Blood que fosse um link mais coerente.
Ainda é caro, financeiramente e textualmente, ter acesso a livros internacionais no Brasil, ainda que o imposto seja um dos menores.
Postar um comentário