27 de julho de 2010

3x06 - I Got a Right to Sing the Blues


Esse sexto episódio de True Blood pode ser facilmente resumido em banho de sangue. E ação. E só. Porque, de alguma forma, não só nesse episódio como nos que o precederam, a história parece estar empacada. Aliás, parece história demais para tempo de menos e aí todas as tramas ficam tão fragmentadas que assistimos à dez minutos de cada personagem por domingo (quando muito, porque cadê a minha Pam que não aparece faz duas semanas?). Mas o que sempre salva True Blood é a capacidade de, no mínimo, acrescentar algo novo, e dessa vez não foi diferente.

As partes com a Lorena e o Bill, por exemplo. Embora eles tenham ficado o episódio inteiro no mesmo lenga-lenga, gostei muito dos diálogos. Sabe, a relação deles dois é bem complexa, se você conseguir ignorar a bizarrice e analisar de uma forma mais profunda. Pela primeira vez em todas as temporadas eles tiveram um confronto direto entre a aceitação da Lorena, que mostrou ter simplesmente submetido-se às lições de seu criador, e a rebeldia do Bill, que sempre lutou contra a imposição dessa natureza violenta. E é exatamente por isso que ela protesta quando Bill fala que ela não sofre há muito tempo: ela sofre sim, por amor, por ser o retrato de tudo o que ele repudia.

A Lorena foi uma personagem que cresceu muito no meu conceito. Antes eu só a odiava, mas agora a idéia de que ela pode morrer ao final da temporada, ou em temporadas futuras, não me agrada nem um pouco. Ela foi uma personagem construída bem devagar: foi apresentada como a criadora, depois voltou como a amante doentia e agora está nos mostrando o que motiva suas ações.

O Bill está sendo revelado num ritmo parecido, embora por motivos diferentes e de um modo mais sutil. Gosto de ver ele e a Sookie juntos, mas gosto mais ainda de o ver entre vampiros “de verdade” e tendo que lidar com seus próprios conflitos.

Ainda falando em diálogos, a conversa entre o Russell e o Eric à caminho da mansão da Sophie-Anne também foi divertida. É sempre muito bom ver os vampiros esculhambando os humanos com razão: a destruição do habitat, a auto-destruição... E finalmente o Russell deixou claro que teve ligações com Hitler, o que já tinha ficado subentendido nesse True Blood Postmortem.

Mas uma coisa que não me desce desde o episódio passado é essa ligação do Eric com o Russell no passado. Sério, pra que isso? Pareceu que essa vingança foi enfiada na trama só por conveniência, do tipo das coincidências que as novelas adoram fazer. Além de desnecessária, desvia mais ainda o foco da temporada, que é o que a série menos precisa agora. Mas vamos ver, né? Só espero que o Eric não mate o Russell. Nem o Talbot.

Falando em gente que não pode morrer, olha, eu adoro a Tara, mas vou ficar ligeiramente magoado se ela tiver de fato matado o Franklin. Não que eu ache que isso realmente tenha acontecido, mas sei lá. Não quero que ele morra nem agora nem nunca. A Tara foi uma das responsáveis por boa parte do banho de sangue desse episódio, e num combo de bizarrice: ao beber o sangue do Franklin daquele jeito assustador e ao estraçalhar a cabeça dele. Mas convenhamos, é preciso muita bizarrice pros fãs de True Blood ficarem chocados, porque né? No mais, gostei quando ela entrou em ação pra salvar a Sookie.

A Sookie é uma das personagens pela qual eu menos tenho me interessado. Não sei se é porque eu já sei o que ela é, ou porque ela está mais uma vez boiando no meio das coisas, mas tudo me parece mais interessante que ela. Quase tudo.


O Lafayette e o Jesus eram o casal gay que True Blood tanto precisava. Eu sinto falta daquele Lafa da primeira temporada, mas se ele arrumar mesmo um namorado eu já fico feliz . O Jesus sabe tão bem o que quer que deixou o Lafayette tímido. E não foi exatamente uma novidade o relacionamento já começar com problemas. Melhor o Jesus ter descoberto sobre o V logo do que esse segredo ter se arrastado mais pra frente.

É interessante notar que a série só formou seu primeiro casal de gays humanos na terceira temporada. É claro que o Lafayette representava a abordagem do assunto, mas, se pararmos para pensar, desde o início o preconceito só rola entre os seres-humanos. Quem não lembra da cena do hambúrguer de Aids? Ou nesse episódio mesmo, os caras chamando o Lafayette de viado? Entre os vampiros o assunto sempre foi tratado numa boa e a maioria deles parece ser bissexual. Ter relações com alguém do mesmo sexo para todos eles é normal. Acho que podemos entender isso como uma prova de quanto a espécie deles é evoluída: o preconceito sexual não existe.

Acho a família do Sam um saco. Ok, na verdade eu até simpatizo com a Melinda e acho que tenho pena do Tommy, mas que gente chata! Pelo menos agora já sabemos o que está acontecendo e parece que o Sam vai se meter nos assuntos da família dessa vez. Ainda bem, porque eu não agüento mais o bêbado do Joe Lee sendo... bêbado.

Eu realmente não sei o que esperar desse casamento do Russell com a Sophie-Anne. Tadinha, ela parece tão avulsa. E fui só eu que me surpreendi ao saber que o Eric é mais velho que ela? E adorei ver que eles não esqueceram da Hadley.

E essa Jessica, hein? É outra que está sendo pouco aproveitada. Na verdade, estou gostando de ver ela evoluindo como uma vampira de verdade. Parece que ela pegou mesmo gosto pelo sangue original e deixou o Tru Blood de lado. Mas ela pode dar tão mais. E cadê o Hoyt? Às vezes penso que seria legal ver a Jessica e o Tommy juntos, mas tento afastar esse pensamento o mais rápido possível. O problema é que isso fica meio difícil quando o Hoyt some.

Ah, e todo episódio tem uma ceninha engraçadalha. A cena desse com certeza foi a Arlene fazendo o sinal da cruz pra Jessica e concluindo que o fato de ela estar grávida a faria uma refeição dupla.

Achei muito bom terem desviado a trama do Jason pra Crystal, porque ela é muito mais interessante do que as tentativas dele de se tornar policial. Eu jurava que ele ia deixar isso de lado, mas aparentemente ele não desistiu. E achei legal fazerem ele lidar com um clone mais novo. Ou não saber lidar.

Eu gostei do cliffhanger e da Sookie ter encontrado o Bill no final. Sabe, eles realmente se amam. Independente de condutas duvidosas, há amor entre os dois e, por enquanto, eu não consigo ver um sem o outro. E gosto disso. Não entendo esse alarde todo por causa do Eric.


Quero dizer, sei que é difícil pra quem leu os livros fazer a separação, mas já estamos na terceira temporada e tanto o Alan Ball quando a Charlaine Harris já deixaram mais do que claro que os universos podem ser iguais, mas a série e os livros seguem rumos diferentes. O que aconteceu no caso de True Blood não foi uma transposição da linguagem escrita para visual, mas sim uma adaptação livre. Não há dúvidas que o Bill da série ama a Sookie, por exemplo, e os acontecimentos entre os dois têm acontecido de forma plausível a isso.

Nesse ponto, até eu quero ver como vai ser esse lance entre a Sookie e o Eric, mas não estou impaciente, ou achando que o Alan Ball está estragando tudo. O fato de a série estar meio empacada e perdida em várias tramas me preocupa muito mais do que a falta de pegação entre os dois.

A verdade é que o último episódio que realmente me empolgou foi o segundo. A sensação que eu tenho é que os objetivos foram apresentados, mas até eles serem de fato alcançados, a enrolação vai ser gigantesca. Mais ou menos o que aconteceu na segunda temporada, com a trama da Maryann. Por outro lado, gosto de ver o universo da série se expandindo, as personagens sendo aprofundadas e toda a mitologia começando a ficar mais concreta. Isso porque ainda vem mais por aí: a Sookie, a Crystal...



Notícias relacionadas:

27 comentário(s):

Nathan 27/07/2010, 11:35  

Haha pobre Sophie Anne, espero que ela não morra ela é minha favorita. E se eu não me engano, eu sabia que o Eric era mais velho que ela.. é algo como ela é a vampirA mais velha, algo assim, ignore se não estiver certo
Enfim parabéns pelo site
^^

Anônimo 27/07/2010, 11:53  

Concordo em quase tudo. Apenas queria ver o relacionamento da Sookie e do Eric se desenvolver um mais. Apesar de ele querer passar essa imagem de "vampiro mal" e "vou cortar sua garganta se você se aproximar", ele tem algo humano dentro dele ainda, e a Sookie sabe disso. Achei a traição do Bill imperdoavel, isso é. Enfim, enquanto domingo não chega, só nos resta aguardar :]

Pablo 27/07/2010, 11:55  

Preciso de uma opinião, amo, amo demais true blood e o cenário vampírico adulto(que o diferencia dos outros chupadores), mas acredito que posso me decepcionar, acredito que true blood fugiu da realidade que ele estampava na primeira temporada (desde marian), a primeira temporada me fazia refletir sobre o mundo, discussões políticas, acordos, os prós e contras de uma ementa constitucional garantindo a vampiros direitos humanos e ao mesmo tempo a ridícula sociedade traduzida em BomTemps com pessoas que, ao invés de se identificarem com o preconceito contra os novos seres legalmente reconhecidos e recentemente saídos do armário se união a grande massa(como tara e lafaiete, negros, vítimas de preconceito e ainda assim tinham preconceito).

Me divertia com isto, com a sensação de culpa que a série dava, e com aquele questionamento de: Quem é você para ter preconceito com outro povo/raça/ser..?

E ver como o preconceito era mistura de medo e vulnerabilidade.

Agora só vemos sangue e vampiros... vampiros! só, sem mobilidade... confesso que ver menções políticas neste episódio me deu uma animada... mas até aqui empobreceu demais!

Tínhamos diálogos complexos e questões desconfortáveis que agora são tratadas de forma trash(quando são tratadas).

Preciso saber se eu estou perdido, ou a se série se perdeu?

Anônimo 27/07/2010, 12:23  

adoro os seus cometarios!!!
Amo a Sookie e o Bill!!!
BJs.

. 27/07/2010, 12:38  
Este comentário foi removido pelo autor.
João 27/07/2010, 14:00  

Não, Pedro, de forma alguma eu quis dizer que o fato deles serem bissexuais representava evolução. Me referi à ausência de preconceito entre eles, de isso não ser um motivo de exclusão por parte dos que não são.

Unknown 27/07/2010, 14:31  

Franklin não morreu.. ele aparece na promo 7 =)
e outra.. não entende o alarde? como não!? x_x
não existe vamp mais sexy que o eric :)) sem contar que no livro ele apresentava gostar mais da sookie que o bill, ele que se expos a luz do sol para matar aquele serial killer, ele que separou a Lorena da Sookie e não o Godric naquele episodio ¬¬ aff muitas situações bonitinhas colocaram o sonso do Bill...
fora que se a trama mudasse a favor do Eric seria muito mais interessante -.- ! mas enfim.. são opiniões :P

Erika 27/07/2010, 14:35  

Bem, eu discordo de quase tudo. Eu li todos os livros e achei bem interessante a diferença entre a série e a coleção literária. Senão seria bem chato pra gente que já leu os livros, né? :) Imagine, se tudo acontecesse exatamente da mesma forma. Mas, em linhas gerais, a trama segue o enredo do livro, onde tudo acontece BEM DEVAGAR mesmo...
As personagens do livro têm uma motivação e uma complexidade muito diferente daquelas apresentadas na série. Eu não gosto muito da Tara, por exemplo. Mas confesso que a versão dela na série é muito mais interessante do que a do livro ;)
Eu não acredito de forma alguma que a série esteja "parada", muito pelo contrário. A trama está cada vez mais desenvolvida e eu até que gostei dessa estória do Eric ter uma vingança pessoal com o Hussel. Isso sim é bem diferente do que aconteceu no livro. E, inclusive, eu acho que favorece a dinâmica dos acontecimentos. Eu fiquei bastante surpresa com essa revelação e não acho absurdo explorarem o passado dos vampiros na trama. Afinal, no caso do Eric, é um passado e tanto! Imagine quanta coisa aconteceu em mil anos...
E o mais incrível é que esse episódio mostra que ainda há algo humano nele. Vingança é um sentimento bastante humano - e ele carrega isso por mil anos! Incrível. Assim como é incrível o amor doentio que a Lorena sente pelo Bill... que, pra mim, também mostra que apesar de tudo ela continua com algo humano dentro de si.
Bem, true blood sempre foi um banho de sangue, e os livros seguem a mesma linha (tá, deveria ter escrito essa frase ao contrário, mas vocês entendem a idéia). Então não vejo problema nenhum nos episódios serem assim.

E, pelo que vi naquele preview da segunda parte da temporada, a divisão de uma temporada por livro está para acabar - tanto pelo aparecimento da Crystal, quanto pelo aparecimento daqueles outros personagens que vimos no preview.

A única coisa que é igual, pra mim é claro, tanto no livro quanto na série é o fato de eu não gostar do Bill. Eu faço parte daquele grupo que torce pro Eric e pra Sookie. Embora eu ache que o Bill vai levar a Sookie na série...

Poplessy 27/07/2010, 15:05  

Ótima Review. Concordo com cada virgula e ponto. Apesar deste episódio nos apresentar ação, a trama ficou um pouco parada...
Mas acredito que o próximo episódio, assim como feito na segunda temporada, desenrolará as historias... Enfim, o episódio foi bem legal, poderia ter sido melhor se eu não tivesse lido spoilers, haha.

Anônimo 27/07/2010, 16:09  

Alegro-me por, finalmente, ler uma crítica que não demonstra todo ódio pela série por não estar seguindo fielmente os livros, devido à torcida pelo Eric. Gosto do casal Bill e Sookie!

Anônimo 27/07/2010, 16:29  

gosto mto dos seus comentários pq eles ñ se resumem em gostar ou ñ do casal bill/sookie. e embora eu ñ concorde com tudo, vc tem argumentos e nos faz refletir sobre nossas opiniões! parabéns!

Anônimo 27/07/2010, 16:30  

Gente, vocês viram que o Alexander tem twitter: http://twitter.com/AlexanderSkar

Será que vai contar algo do True Blood, lá?

Oh Noes! 27/07/2010, 19:23  

Achei muito bom o review e concordo que o livro e a série tem rumos diferentes, mas não dá pra negar que Eric e Sookie têm muita quimica sim e que o Bill desde a segunda temporada virou um pé no saco!!
Acho que a Sookie ainda está muito deslumbrada com a questão do "primeiro amor" e tudo mais..mas o cara a traiu, sempre esconde fatos...tá na hora sinceramente da Sookie fazer par com o Eric ou até mesmo com o Alcide..pq, putz sinceramente? o Alan Ball tá querendo fazer de "Beau" e Sookie, Edward e Bella?

Contando os dias 27/07/2010, 21:31  

ah cara acho que vc está tendo uma visão muito blasé, falta curtir mais os momentos ao invés de achar tudo uma enrolação... provavelmente isso é um sintoma daqueles que já leram os livros mas se resolvessem as coisas rapidamente a série acabaria ficando sem graça

tbm não gostei muito da forma que inseriram a vingança do Eric na história, não me pareceu muito natural mas acho que isso vai ser um fator determinante para todo o resto e não um desvio de assunto

e a Sookie é uma chatinha mesmo, todo mundo diz isso (chatinha mas legal)

concordo que até agora não tem clima pra Sookie trocar o Bill pelo Eric, paciência, deixa na mão do tio Ball que ele sabe o que faz! aliás correndo o risco de parecer um misógino acho que esse alarde todo pelo Eric soa mais como um fetiche feminino pelo cafajeste bonitão do que outra coisa

finalizando: talvez eu seja um pervertido, talvez os outros que sejam psicopatas mas pra mim essas cenas de sangue com a Tara chocam mais do que o sexorcismo do Bill com a Lorena

novo podcast só no final da temporada né? abs

Flávia 27/07/2010, 23:05  

Adorei o episódio. Pra mim a Sookie é a mais sem graça da série inteira, ela não faz nada de útil, só fica correndo atrás do Bill e fica gritando e se achando a esperta com os outros. E nossa, se o Franklin morreu mesmo vou ficar puta, adoro ele, até o ator como Cromwell em The Tudors :) O que eu não to entendendo é o flashback do Eric, pq meu download deu pau e não consigui ver o flashback inteiro, o que aconteceu que o Eric quer vingança agora? Hushaushaushas

Anônimo 27/07/2010, 23:11  

O grande problema de True Blood é a má utilização de seus personagens! Pam e Jessica são super mal utilizadas! E, quando aparecem, roubam a cena! A 3a temporada recebeu personagens novos maravilhosos, como o Franklin, Talbot, Rusell... Franklin brilha em cada cena! Talbot é super engraçado! Sophie-Anne com sua Hadley são ÓTIMAS! True Blood está precisando disso! Amo Lafayette e Tara, mas as storylines não estão atraentes! Nem preciso falar da storyline do Sam, é a pior da temporada! E, Sookie tá chatinha com um mix de cool. Eu sabia que ela ia ser chatinha nessa temporada, mas amo Sookie falando 'Suuukie', como o Bill fala! Eu achei um momento ótimo pra personagem! E, agora deu uma esfriada! Fico chatinha de novo! Jason tá chato! Essa storyline com Crystal e ele querendo ser policial tá chatinha! Eric tá meio forçado com essa coisa do Russell, mas acho que Skarsgård leva pra outro nível! Bill perdendo a humanidade está muito bom! Lorena está maravilhosa! No último episódio, ela deu uma complexidade gigantesca pra personagem! True Blood tá precisando daqueles diálogos super inteligentes, que sempre teve! Lafayette e Tara falando 'biiitch' e 'hoooker'! + Talbot e + Franklin ! Gente, vocês viram os 10 minutos que a Jessica e a Arlene apareceram... e foram um dos melhores momentos! Adoro elas! Digno de um sit-com! E, pela milésima vez, PAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAM !

Marcelo Ferreira 28/07/2010, 13:52  

Achei fraco esse episódio, o anterior para mim foi o melhor até agora.
E também o clima de romance gay muito forçado entre o Lafayette e o Jesus!

Anônimo 28/07/2010, 15:16  

" Não entendo esse alarde todo por causa do Eric."
sériioooo?carambra o é muito fácil de entender,o eric é empolgante,é um desafio,a sookie não entende mt bem a personalidade dele,ele gosta da sookie,só que esse sentimento é novo para ele,e ve tudo isso é o que ta causando esse alarde e eu total entendo,ta o bill gosta da sookie,idai?ele é um banana,não vejo graça nenhuma nele,e cada vez mais gente tem essa mesma opinião.o eric não é perfeito,está longe de ser,mas é um personagem muito,muito interessante e que tem mais futuro na série do que o bill.

Anônimo 28/07/2010, 15:23  

a Erika que comentou aqui tem uma boa opinião!

Anônimo 28/07/2010, 16:56  

Acho que 'I Got a Right to Sing the Blues' melhorou muuuuuuuuito o clima da terceira temporada ! 1o - Trouble foi um dos episódios mais fracos de True Blood ! Então , o novo episódio compensou muito ! 2o - Acho que a trama vai ficar muito mais interessante , e vai deixar os personagens muito mais complexos . Só estou com saudades do humor negro , dos diálogos , da complexidade , que só True Blood consegue oferecer ! 'Bad Blood' , 'Beautifully Broken', e 'It Hurts Me Too' tava um início maravilhoso! Mas caiu com '9 Crimes', e 'Trouble' . Gostei muito do 6o episódio , mas acho que a 3a temporada de True Blood não vai conseguir superar a antecessora . Lafayette não tá bem com essa trama com Jesus ; Nem preciso falar de Sam , e de sua família (aliás, nada de interessante neles) ! Jason tá muito chato ! Sookie tá chata-cool (raramente !) , Bill tá bem , Eric está ótimo ! E, Tara está incrível com seu 'querido' Franklin ! Só boto minhas esperanças nas maravilhosas participações de Sophie-Anne , Franklin , e Talbot (com seu ótimo gosto para decoração !) . E, CLARO, Jessica & Pam !

Fernanda 29/07/2010, 06:19  

Jessica rules! Gosto do Bill, acho que ele tem principios, isso nao e ser banana... Eric e imaturo, egoista e ele danca conforme a musica... nao acho ele autentico, porem calculista ao extremo!
"acho que esse alarde todo pelo Eric soa mais como um fetiche feminino pelo cafajeste bonitão do que outra coisa" concordo em numero, genero e grau sou mil vezes o Bill que tem principios... mesmo a traindo, ele estava perdido e tentando fazer o melhor por ela (sookie) que era se afastar, mas o amor foi mais forte (ou seja o que for)...
"True Blood tá precisando daqueles diálogos super inteligentes, que sempre teve!" Esta de mais, isso foi o que mais me atraiu em true blood... que, na realidade, so senti isso (com forca total) na primeira temporada (que pra mim, foi a melhor ate agora).

Andrews 29/07/2010, 21:45  

Ah, eu sinceramente acho que a temporada começou a esquentar. O dialogo entre Bill e Lorena foi realmente bom, e espero que cenas assim se repitam. Sem contar que a atuação da atriz que interpreta Lorena está otima. Tara é outra personagem que está subindo muito no meu conceito.
Enfim, as tramas (Mississipi, Sam, Lafayette, Crystal) estão TÃAAO distantes, que eu duvido muito que elas se entrelacem em algum momento, apesar de eu esperar que isso aconteça. Esse foi um dos motivos da primeira temporada ser tão boa, as historias se interligam de uma maneira muito inteligente.

Potter 30/07/2010, 00:30  

NÃO LEIA AQUI EMBAIXO, POIS É SPOILER!

haha, quem leu os livros sabe que a Sookie e o Jason são decendentes de fadas, e que por isso eles são tão atraentes para varias especies. Mas, eu SINCERAMENTE, não sei como eles vão colocar essa trama nesta temporada. Acho que vai ficar muuuuuito confuso.
Afinal, as pessoas de Hotshot, eram metamorfos que se transformavam somente em panteras, to achando estranho e meio lento esse desenrrolo...
ÑÃO QUERO QUE A LORENA MORRA, COMO NOS LIVROS :'(

FIM DO SPOILER!

quem leu, por favor me responda.

Pâmela 30/07/2010, 13:07  

Gente , vcs nao leram o livro?
Serio, se vcs gostam sa serie, aconselho lerem. É infinitamente melhor! Se estao achando a historia empacada é pc o Allan nao ta seguindo o livro!!! hahuahuahuau
Serio, ele ta misturando, trocando e confundindo tudo! afff!!!
Cade a Sookie bebendo sangue doEric pra salvar o Bill???
Cade o Alcide e a Sookie se envolvendo???
PORRA CADE A LORENNA SENDO MALVADA Q NEM NO LIVRO??
Aiii, que decepção!!!

E a Sookie nao era pra descobrir que o Bill espia ela nessa temporada!!

Enfim, ta tudo mto misturado!!!

Pâmela 30/07/2010, 13:10  

Bill nao tem principios!!!

SPOILER

Ele so esta com a Sookie à mando da Rainha! Ele se envolveu com ela propositalmente para que a Rainha pudesse ter a teleparia da Sookie à seu dispor! Porra, o Eric é sincero ao menos! Claro, que calculista, mas no futuro um namorado mto atencioso e carinhoso! Ele ama a Sookie de verdade e ficou com ela por vontade propria, nao por mando de ngm!!!

afff

Anônimo 30/07/2010, 18:24  

CONCORDO PLENAMENTE COM VC!E ACHO QUE DEVERIAM AUMENTAR AS CENAS DA PAM,E PODERIAM MOSTRAR COMO ERIC A TRANSFORMOU.E UM CASINHO ENTRE OS DOIS TB SERIA LEGAL!

Nanda Northman 30/07/2010, 21:46  

Falou de True Blood eu li! Adoro a serie, livros, blogs e sites! Vcs estao de parabens! Acompanho varios! e uma dica: beau nao ta con nada manolo!;D



Postar um comentário


© 2009-2011 Fangtasia Brasil

Home | Contato | Assinar o feed (RSS) | Twitter | Topo