3 de agosto de 2011

4x06 - I Wish I Was the Moon


Vamos falar sobre o sexto episódio da quarta temporada de True Blood, mas, antes, vamos rever algumas vezes as cenas do Tommy transfigurado em Sam. Pronto? Certo, agora podemos começar.

O que foi aquilo? O Sam Trammell nunca chamou muito a minha atenção, e o Sam Merlotte passa longe dos meus personagens preferidos, mas, depois desse episódio, é impossível não dar crédito ao ator. O Tommy de Sam foi absurdo. Ficou tudo tão bem feito, que eu fiquei até ofendido: o andar, o jeito de ficar em pé, a voz, tudo! Na minha opinião, foi o maior destaque desse episódio cheio de bons momentos. Há muito tempo já estava claro que o Tommy ia se transfigurar no Sam, mas eu certamente não esperava por isso. O Sam Trammell fez um trabalho impecável, e eu vou parar de falar sobre isso por aqui pra não ficar me repetindo. É só que foi muito bom. Mesmo.

Como eu já disse, a situação era óbvia, mas, mesmo assim, acho que isso pode dar uma dinâmica muito melhor pra trama do Sam, que anda meio morno desde a temporada passada. E eu tenho de dizer que foi preciso o Tommy se transformar no irmão pra tomar a única decisão plausível de toda a sua vida: demitir a Sookie. Porque essa isso com certeza já tinha passado pela cabeça do Sam, ele só fazia vista grossa.

Mas o Tommy foi só mais um dos que mudaram de identidade domingo passado. I Wish I Was the Moon foi o primeiro episódio explicitamente temático de True Blood, no qual quase todas as situações foram ou influenciadas pela lua cheia, ou baseadas em personagens que, de alguma forma, precisaram lidar com trocas de personalidades.

Falando literalmente, assistimos à possessão que a Marnie finalmente esperava. Parece que agora é pra valer: dessa vez, a Antonia vai permanecer no corpo da bruxa até concluir sua vingança. Uma vingança muito justa, embora extremista e pouco criteriosa. A Igreja, uma antagonista recorrente na série, volta a atrapalhar a vida dos seres sobrenaturais, só que de uma maneira diferente e bem mais tensa. Descobrimos que, no passado, os papéis eram invertidos e os vampiros, amparados por trás da religião, eram os que hostilizavam.

Na última review que escrevi, falei que, no geral, quando a série seguia os acontecimentos dos livros, as coisas costumavam dar certo. Depois de assistir a esse episódio, percebi que não dá pra fazer esse tipo de julgamento. Eu já havia mencionado a própria trama com as fadas, que parecia um tiro no pé em potencial se transportada para a TV. Na maior parte das vezes, independente de estar nos livros ou não, os roteiristas sabem, sim, o que fazem. Se um história dá certo ou não na série, não é porque elas estavam de acordo com o material que serviu de fonte, mas porque ela foi conduzida de tal modo. Mas em relação ao sexto episódio, o que eu quero dizer é que a decisão de não transformar o Jason em werepanther foi muito sensata. Acho que uma das coisas que faz o Jason ser o Jason é o fato de ele ser humano. Humano demais, até. Inclui-lo na coleção de sobrenaturais de True Blood seria completamente desnecessário. Somado a isso, por terem modificado mais essa passagem dos livros, resolveram preencher a trama do personagem com uma ideia original, e essa foi uma decisão igualmente feliz. Investir na relação do Jason com a Jessica pode trazer situações muito mais interessantes.


Não quero me precipitar, mas estou sendo otimista. Em se tratando de True Blood, não é preciso falar que podemos esperar qualquer coisa. Pode ser que o Jason realmente se transforme num dos episódios futuros. Ainda assim, essa possibilidade me parece pouco provável. O Alan Ball já falou que gosta muito de escrever pro Jason e, nessa temporada, as cenas que ele mais gostou de escrever foram as interações do Jason com a Jessica. Se ele for mesmo dar ênfase nesse novo triângulo amoroso, não há porque desviar o foco e investir em mais um conflito com o personagem, ou, pior ainda, trazer a Crystal de volta. Por essa primeira cena, acho que dá pra dizer que a química entre os dois funcionou. E a ideia de ter me livrado pra sempre da Crystal é muito tentadora.

Eu gosto tanto da Pam, mas tanto, que, na minha cabeça, é impossível um personagem da série não gostar dela. Todos devem amar a Pam incondicionalmente, seja no mundo real ou não. Por isso (e só por isso) eu acho muito chato quando a Tara fica ensandecida por causa da Pam. Por outro lado, simpatizo com essa vibe Buffy da Tara. Como não sei ainda se gosto ou não da Naomi, não vou me importar muito caso aconteça alguma coisa com ela. O que importa é que a Pam está de volta pra causar frisson.

Com essas mudanças nas tramas do Jason e do Sam, a única que permanece bem aquém em relação ao resto da série é a do Lafayette. Eu tento, mesmo, gostar do Jesus, mas não consigo. Na verdade, eu nem entendo o que ele está fazendo ali. Qualquer outra função que arrumem pro personagem que não seja “ser o amante do Lafayette”, sempre me parece forçada. Só espero que quando os dois voltarem do México pro confronto entre bruxas e vampiros, alguma coisa realmente interessante seja mostrada. Saber que o Lafayette é médium não me disse nada. Acho que a única coisa que me intriga nessa situação é saber se eles vão ficar do lado das bruxas, ou se vão apenas tentar reverter o feitiço do Eric pra evitar esse confronto. Mas eu, sinceramente, preferiria passar menos tempo no México e mais tempo com a Pam.

Parece que, finalmente, vamos começar a descobrir qual é a do bebê da Arlene. Ele é médium, também? Ele atrai espíritos de porco? E aquela boneca? Não sei se consigo teorizar muito em cima disso, tudo ainda parece muito sem sentido. Pra mim, até agora, o único momento proporcionado por essa trama que realmente valeu a pena foi quando, no episódio passado, a Lattie Mae e o Reverendo Daniels foram purificar a casa da Arlene. Foi zuação pra tudo quanto era lado. E, a essa altura, todo mundo já sabe que, não importa o quão esculhambada seja a situação que dêem pra Adina Porter fazer, ela vai sempre fazer muito bem feito.

O Eric já está experimentando uma mudança de personalidade desde o segundo episódio. Ele ter convencido o Bill a libertá-lo usando o velho discurso do amor verdadeiro, que não é egoísta e que quer o bem da pessoa amada acima de qualquer coisa, pode ter sido bobo, pode ter sido até clichê, mas foi, no mínimo, condizente com esse novo Eric. Não sei se há muito mais o que falar sobre ele, a não ser constatar a consumação do relacionamento dele com a Sookie. Como ela já estava no meio de floresta por causa da lua cheia e do Jason, nada mais providencial que a primeira vez deles ser ali mesmo, no melhor estilo True Blood e numa cena que já vimos outras vezes, mas com outro vampiro como protagonista. Agora que o Bill, aparentemente, não vai mais atrapalhar, é só ver no que isso vai dar.

Ando elogiando muito True Blood, espero não me arrepender. Mesmo assim, arrisco dizer que esse foi um dos melhores episódios da série. Com certeza, até agora, foi o melhor da temporada. Cadê o próximo domingo?



Notícias relacionadas:

23 comentário(s):

Tatiane 03/08/2011, 22:42  

a cada semana meu episodio preferido esta mudando.. espero que continue assim.. e pode ate ter sido clichê, mas o discurso do Eric foi lindoo, e a cena final dos dois tbm.. Ohh domingo que naum chegaa..

Marcely 03/08/2011, 22:48  

Assino embaixo em tudo que vc falou! A atuação do Sam então, foi espetacular! Fiquei de boca aberta!
Não vejo a hr de chegar domingo! =)

Oh Noes! 04/08/2011, 09:42  

Sam Trammell estava ótimo mesmo e finalmente a trama do Sam Merlotte engrenou novamente. ainda acho que o Tommy vai se dar mal e muito, se ele começar a toda hora assumir a aparência do Sam.escrevem o que estou falando!!
Agora ver meu casal favorito finalmente ficarem juntos sob a lua cheia não têm preço! não tive pena do bill, ele perdeu a Sookie por erros dele e tem que se conformar com isso. ainda bem que ele percebeu que matando Eric, ele só ganharia mais ódio e decepção da parte da Sookie. não restava outra sáida senão libertar o Eric.
estou mto curiosa em ver qdo o Eric recuperar a memória (que será lá pelo episódio 10), se ele vai lembrar de sua "love story" com a Sookie e se lembrar, como vai lidar com isso.
se bem que eu adoraria ver uma cena de amor da Sookie com o Eric desaforado e poderoso de antes, rsrsrs....

Cacilda 04/08/2011, 09:52  

A cena de Sam realmente foi espetacular. Atuação incrível.
E também há que se destacar a construção da cena de Sookie com Eric - trilha sonora incrível e com cenas do Bill em casa, com cara de quem está arrependido (?) pensando "O que eu fiz?" - só faz a gente ficar pensando onde este maravilhoso triângulo amoroso vai dar...

Fernanda 04/08/2011, 14:29  

Este foi mesmo o melhor episódio da temporada, até agora, mas há que se considerar alguns detalhes:

Quem estava trabalhando no Merlotte`s? Sookie foi demitida, Arlene, Terry, Holy e Sam cuidando das consequências do incêndio, Lafayette no México, Jessica, recém promovida a garçonete, sai correndo para ajudar Jason e Tommy estava na casa de Sam.

O discurso de Eric diante da True Death pode ter combinado com o personagem, pode ter nos comovido com sua doçura, mas sabemos que Bill é um estrategista e como Rei não se deixaria convencer por um discurso romântico, apenas. Ainda que goste de Sookie, que se identifique com o sentimento expresso por Eric, não o libertaria na frente de seus funcionários por mera piedade, há mais por trás desse ato.

Como Luna não percebeu o cheiro de Tommy, travestido de Sam?! Os sobrenaturais, metamorfos, lobisomens, vampiros, tem olfato tão apurado, não posso acreditar que ao se transformar Tommy adquiriu inclusive essa característica de Sam. Esse foi mais um desconto poético para a trama do episódio que o merece. Afinal, nos proporcionou entretenimento de muita qualidade.

Por fim, tenho percebido uma mudança na fotografia, que está mais densa, mais contrastada, mais negra. em alguns momentos não se percebe muito mais do que meia face de um personagem. Esse tipo de fotografia dramática é comum em still, porém se fez muito presente nesse episódio, surpreendeu e agradou.

Monica M. Czeszak 04/08/2011, 14:46  

Honestamente acho que o Bill deixou o Eric ir por que ele está completamente submisso, de forma que finalmente o Bill pode influenciá-lo e usá-lo de peão.

Bill adora o poder, como a Pam mesmo falou. Se soltou o Eric foi muito mais por ver a oportunidade de controlar um vampiro muito mais poderoso que ele para seus objetivos do que por o amor ser lindo.

Lulis Ibelli 04/08/2011, 19:00  

Mônica, se a estratégia do Bill for essa que vc tá falando eu dobro a minha língua e não reclamo dele nunca mais.

Primondo 04/08/2011, 19:44  

Gente, depois que o Eric retoma a memória nos livros, ele lembra de que afinal?!

Rafael Rodrigues 04/08/2011, 21:55  

De nada Primondo. Mas depois de um tempo a Sookie conta pra ele.

Rafael Rodrigues 04/08/2011, 21:56  

BTW, ótimo episódio, amei muito!

Primondo 04/08/2011, 22:31  

Vlw Raffa!
Poxa, não acredito, que droga! Mas, acho essa ideia meio estranha, fica parecendo que esse lado não faz parte dele...
Mas, em fim, estou começando a ler os livros e estou adorando tanto quanto a série. Terminei o primeiro agora e fiquei impressionada com o trabalho do AB que enriqueceu tão bem a trama, quando muitas vezes vemos adaptações que deixam a desejar!

Anônimo 04/08/2011, 23:20  

Olá grupo do fangtasiabrasil,estou aqui pois procuro afiliados ou me associar ao site e vice-versa.Tenho um blog no blogspot que é sangue com amor o nome,Sou uma escritora fiz o blog com a intenção de divulgar os capitulos do livro do qual escrevi.Mas não é somente isso coloco postagens de filmes e seriados que fazem sucesso com a galera e o assunto é sobre vampiros,bruxos,lobisomens tudo que é sobrenatural,em especial os vampiros.Também procuro sites para colocar reportagens e assuntos que referem a isso,colocando a fonte o endereço do site do qual eu me referi,bom espero resposta o quanto antes.Aguandando anciosa.Me respondam pessoal se possivel acessem o blog http://sanguecomamor.blogspot.com,para contato comigo é anazuky@hotmail.com.Beijokas com carinho Ana Zuky

Estrelisia 04/08/2011, 23:48  

Seus reviews são sempre muito bons, legal poder vir aqui e ler. Concordo com quase tudo que vc aponta: Yes, o Sam roubou a cena, literalmente, rs!, também fiquei de boca aberta diante de Sam Tramell atuando como Tommy fingindo ser Sam - ficou irretocável; o Lafa está subaproveitado, que pena (e alguém tinha que impedir aquele visual horroroso dele! Cadê o Lafa estiloso e poderoso???); ah, vá, Arlene/Terry/Baby estão demais! Estou achando muito divertido o plot deles, humor de primeira (fora que passei a achar o casal muito fofo, muito graças ao Terry); e, apesar de ter esperado muito ver o Eric desmemoriado e tudo o mais, continuo achando o desempenho do AS (talvez seja a direção, sei lá) bem fraco; às vezes ele mais parece que ficou meio...retardado do que outra coisa.
E o Bill... Ótimo exemplo do que vc falou sobre parear ou não filme/livro. Acho que criar esse Bill foi fantástico, que roteirista bom pq a partir desse "novo" personagem, a dinâmica fica ainda mais interessante e cheia de possibilidades (aquela cena do Eric ajoelhando-se para o Bill no começo do epi resolveu de forma genial a situação tensa, hahaha, eu não esperava aquilo).
No geral, até agora a temporada está arrasando, um episódio melhor que o outro. Domingo que vem tá demorando, né?

drika 05/08/2011, 03:50  

Essa temporada ta mega bom... nossa o eric ta divino com a soockie....eu gosto do bill,mas acho ele muito mentiroso e egoista.....o eric e mal e assume e tem mais pegada hahahaha e que pegada....o alcide e uma delicia tambem rsrsrs eita soockie de sorte com esses tres rsrsrsrs....a jessica e o jason ficaram demais juntos....ameiiiii....acho que vai rolar um romance lindoai viu...pois aquela crystal ecaaaaaaaaaaa....ninguem merece rsrsrsr...bjssssssssssss

bruna 06/08/2011, 23:02  

Gostei tanto desse episódio que eu acho que eu vou rever antes de ver o 7!

Aline 07/08/2011, 01:17  

Olá! Primeira vez que comento aqui. Em primeiro lugar, parabéns pela belissima página dedicada a True Blood.
E qto a esse ep: OMG!!! A atuação do Sam foi perfeita, mto boa mesmo. Terry e Arlene são mto fofos juntos, mas estou morrendo de medo daquele bebê...rss..ele é mto "du mal"..hehehe
E, claro, Eric e Sookei juntos foi lindo....

gabubravim 07/08/2011, 17:26  

muita gente fala que não gosta do Bill, mas, convenhamos que ele é o personagem mais phoda... é difícil de se interpretar e sempre surpreende de alguma forma...

Tatiane 07/08/2011, 23:44  

o que eu acho do Bill:

"É um chorão engomadinho idiota, com sede de poder" by Pam

Bruno Godoy 08/08/2011, 02:46  

é, concordo com a Pam (Tatiane) hsuahsuhaushausa

tathanunes 08/08/2011, 11:43  

Oi Galera...
Concordo em numero, genero e grau. Primeiro, Parabens pelo site. Fantastico. Olho todos os dias pra ver se tem algum post novo.
Sobre o episodio: primeiro, claro, o Sam. Eu morri de ri de ver ele andando no Merlot, tava igualzinho o Tommy kkkkk mto bom. Gostei mesmo.
Foi legal ver a historia que colocaram nas bruxas... sempre deixando agente em corda bamba entre justiça e os personagem que gostamos.
Sook e Eric: pelo amor de Deus, se eu nao ver pelo menos uma cena entre a Sook atrevida e o Eric poderoso juntos, eu vou morrer.... os dois juntos são perfeitos. Não so o Eric desmemoriados, mas principalmente o Eric do mal... a Sook traz nao o lado "bom", mas um lado gostoso dele. Acho os dois otimo. O Bill é legal, mas nao merece a Sook.
Efim, mtooo bom o episido. Ansiona pelo proximo.
Bjos.

helo 09/08/2011, 00:51  

Nossa não tem nem o que falar sobre essa 4° temporada, está perfeita *-*...
Eu gostei muito da musica que tocou no final do epi 4x06, alguem sabe que musica é??

beijos ;*

Tatiane 09/08/2011, 19:28  

A musica @ helo

é "I Wish I Was The Moon - Neko Case"

Samym 09/08/2011, 21:49  

E o Bill... Ótimo exemplo do Rei... Bill é um estrategista e como Rei não se deixaria convencer por uma simples derrota. a sook gosta do Eric e do bill,bebeu sangue de ambos so que não podemos esquecer bill conquistou ela bem antes do Eric ,e o belo Eric mentiu pra sook beber seu sangue ,onde com bill ela que ofereceu o pescoço, mesmo que no inicio ele tenha usado de mentira forçando a barra no acidente ...depois foi diferente ...esse amor tem mais pra triangulo que casal



Postar um comentário


© 2009-2011 Fangtasia Brasil

Home | Contato | Assinar o feed (RSS) | Twitter | Topo