Analisando o comportamento e as motivações do Bill [SPOILERS]
Chegamos a um ponto da terceira temporada no qual não dá pra fingir que a relação do Bill e da Sookie está seriamente abalada. Independe de abrir caminho para o Eric, ou de estar seguindo a trama dos livros, não é mais tão difícil assim imaginar o casal se separando.
Acontece que pode ter muito mais coisa por trás desse rompimento do que uma simples briga de casal. Eu mesmo, na última review que escrevi, falei que era indiscutível o amor do Bill pela Sookie, e que os acontecimentos na série vêm acontecendo de forma plausível a esse fato. Mas será que ele amava mesmo a garçonete?
O estopim para esse debate foi a cena do último episódio na qual Bill chega bem perto de matar a Sookie. Ela foi intensamente discutida em fóruns, assim como a versão da mesma cena que acontece nos livros é uma das mais discutidas entre os fãs. O que motivou toda essa conversa, iniciada no Sookieverse, não foram as injustiças ou as justificativas pelo ataque à Sookie, mas sim a forma como o Bill se comportou quando Tara e Alcide levaram-na embora. A partir daqui, o texto contém spoilers.
Ao final da cena no caminhão, Alcide abre as portas traseiras e dá de cara com uma Sookie desmaiada e coberta de sangue. Bill começa a demonstrar um pouco de preocupação, mas Tara, transtornada, chuta-o longe e vai embora com Sookie e Alcide, deixando-o fritar sob o sol.
Mas em vez de chorar, cair de joelhos, gritar "Soooookeeeh", ou ter qualquer outro tipo de atitude digna de Bill Compton, ele simplesmente xinga e vai embora. Em vez de se sentir culpado, assim que Tara e Alcide dão as costas, o comportamento dele muda. E ele expressa só um leve interesse pelo fato de não estar queimando ao sol, o que seria no mínimo uma descoberta surpreendente para um vampiro.
"Droga!", ele diz, antes de sair correndo para, provavelmente, abrigar-se da luz do sol.
Depois de aparentemente matar sua amada e ser deixado para morrer, "droga" é tudo que ele tinha a dizer? Naquele momento, tanto a preocupação com Sookie quanto a surpresa por não estar sendo queimado (que nem foi de fato uma surpresa) desapareceram.
Certo. Podemos especular aqui que o interesse da Sophie-Anne na Sookie se estende para além dos dons telepáticos da garçonete, como o Eric parece ter notado. Deve ter alguma coisa a mais aí, que parece estar sendo clareada aos poucos: todos estão atrás da Sookie porque o sangue de fada dela dá aos vampiros a capacidade de sair à luz do dia.
O próprio Alan Ball comenta essa obsessão da Sophie-Anne com a luz do sol nos extras do box de DVDs da segunda temporada. Ao falar sobre a mansão da peronsonagem, ele diz: "Nós colocamos esses paineis por trás das janelas porque a rainha tem fetiche em agir como se ainda pudesse andar durante o dia. Isso vai ser mais explorado e explicado durante a terceira temporada".
E o último episódio só reforçou essa teoria: além de vermos o Bill ficando "imune" à luz do sol depois de praticamente drenar o sangue da Sookie, também fomos apresentados à Claudine e às fadas e tivemos todas aquelas informações sobre a Sookie não ter um tipo sanguíneo.
Tendo isso em mente, vamos fazer uma pequena retrospectiva:
Episódio 1x06 - Cold Ground
Bill acorda durante o dia, dentro de sua "cova", despertado porque achou que Sookie corria perigo. Ele imagina que ela esteja sendo estrangulada pelo assassino de sua avó, mas é forçado a continuar deitado, literalmente de olho no relógio, contando os minutos para o anoitecer. Assim que a cai a noite, ele sai de casa para salvá-la. Nem um minuto antes do sol se pôr.
Episódio 1x08 - The Fourth Man in the Fire
Após fazerem sexo, Bill e Sookie têm a seguinte conversa:
Sookie: Sexo não fica monótono pra você? Quero dizer, você faz por mais de cem anos...
não fica previsível?
Bill: Não com você. Você é completamente diferente. E o belo e o trágico nisso é que
você mesma não sabe o quão diferente você é.
Um referência óbvia aos poderes telepáticos dela, certo? Talvez, mas disso Sookie sempre soube, então a fala de Bill não faria muito sentido. Seria uma referência menos óbvia ao sangue de fada que ela tem? Aí faria um pouco mais de sentido, principalmente se você acrescentar o fato de que, nessa cena, o Bill acariciava a ponta da orelha de Sookie, e, nos livros, fadas têm orelhas pontudas. Pode até parecer um pouco forçado, mas as referências parecem cada vez mais sutis.
Episódio 1x12 - You'll be the Death of Me
Pulando pra season finale da primeira temporada, acho que todo mundo lembra do Bill virando churrasquinho ao sair à luz do dia pra tentar salvar a Sookie do Rene. Muito idiota, né? Ou será que não?
De fato, pareceu uma coisa bem imbecil de se fazer. Sabe, ele realmente achou que fosse ser útil pra ela naquelas condições? Que fosse ajudar em alguma coisa?
Mas entre essa atitude kamikaze e a outra vez que ele tentou salvar a Sookie e teve de esperar o sol se pôr, alguma coisa mudou. Essa coisa, que na época não pareceu ser mais que uma forma de selar o compromisso entre o casal principal, agora começa a ficar não só interessante, como também importante na trama: durante esses dois acontecimentos, o Bill começou a beber o sangue da Sookie (no final do episódio 1x06 eles fazem sexo e ele a morde pela primeira vez).
Episódio 2x09 - I Will Rise Up
Quando o episódio 9 da segunda temporada foi ao ar, muita gente não conseguia entender porque o Godric, ao cometer suicídio, queimou de forma diferente do Bill na season finale da primeira temporada. Eu e o Arthur inclusive discutimos sobre isso no piloto do nosso podcast, e muita gente respondeu que o motivo dessa diferença era o fato de que Godric era muito mais velho ("Não vai demorar muito. Não com a minha idade", ele disse para a Sookie, referindo-se ao tempo que ia levar até a luz do sol o matar).
Mas teve gente que não engoliu essa de que "vampiros mais velhos morrem mais rápido". Podemos, então, considerar outros fatores.
O Godric nunca tomou uma gota do sangue da Sookie. Na verdade, tendo toda aquela vibe Cristo-Ghandi, é bem provável que ele não bebesse sangue de verdade há muito tempo.Também nunca explicaram porque das chamas azuis.
A diferença entre as queimaduras que apareceram relativamente devagar quando Bill se expôs ao sol e as chamas de Godric ficaram bastante esquisitas... A não ser que a forma na qual Godric morreu seja o que acontece normalmente com os vampiros, e a exceção, na verdade, tenha sido o Bill. Protegido pelo sangue sobrenatural da namorada, ele foi queimando aos poucos.
Ao invés de ter sido enviado para investigar a telepatia da Sookie, Bill pode ter recebido ordens da Sophie-Anne (ou de alguma outra autoridade) para investigar o sangue dela, que dá aos vampiros a capacidade de andar à luz do dia, ou ao menos diminuir os danos causados por ela. Será que ele sabia que Sookie era mais que uma garçonete desde a primeira vez que a viu? Se sim, há quanto tempo ele sabia, já que ele mantinha um dossiê (ainda não explicado) sobre toda a família Stackhouse? Será que ele se expôs ao sol na primeira temporada já sabendo que estava protegido pelo sangue dela? Será que, depois de tanta reclamação, ele é mesmo mais parecido com o Bill dos livros do que muita gente esperava?
Juntando o que parecem ter sido pequenas evidências ao longo das temporadas anteriores, o estranho comportamento do Bill no último episódio não parece mais tão estranho assim.
Ideia original: Sookieverse
Fontes: sookiestackhouse.com | True Blood Wiki | Sookieverse
Colaboração: Diogo, Fernando e Bia
24 comentário(s):
MIND BLOWING
Caramba, fiquei até tenso aqui lendo tudo isso @_@ MUITO bom pessoal, e se for vermos, tudo se liga (só não gostei da parte da orelhazinha haha).. enfim, só vou opinar a respeito de "vampiros ao sol" quando ver mais um queimar, e um que seja velho como o Godric, porque é meio complicado, só vimos o Bill e o Godric queimar.. então é tenso falar a respeito. Por tanto, que venham os ótimos próximos episódios da terceira temporada!
Muito bem colocado a questão do sangue da Sookie. Acho q o Bill queimou lentamente por causa do sangue dela e o Godric foi mais rápido e com todo aquele fogo azul pra suavizar mais a morte dele, e não ser tão dolorosa pra ele um vampiro da paz. Espero q nos proximos episódios ou nas proximas temporadas essa questão seja resolvida.
No último parágrafo do trecho sobre o episódio 0112, você menciona o episódio 0306, ao invés do 0106.
Já considerou a hipótese de o Bill ter bebido do avô de Sookie até matá-lo e assim ter descoberto sobre os efeitos do sangue das fadas? Ou disso ter acontecido com a Sophie-Anne?
@sobral
Obrigado, foi o embalo da 3ª temporada e tudo mais.
Não consideramos essa possibilidade não, mas pensando nos fatos apresentados até agora, pode ser que isso tenha acontecido mesmo. Talvez eles nem tenham precisado beber, e sim só investigá-lo. PARECE que o Alan Ball resolveu ligar a telapatia com os poderes das fadas, o que não acontece nos livros. Como isso ainda não está claro, a gente continua sem saber se de fato o Bill estava atrás da Sookie por causa do sangue ou só por causa da telepatia, o que também se aplica ao nome do avô dela circulado no dossiê.
Sua teoria é mesmo interessantíssima.
Embora - se confirmando - não existindo essa vertente nos livros, caso A.Ball realmente esteja montando o quebra-cabeças de TB dessa forma, Bill estará como o caráter duvidoso dos livros, com um plus na sua conta de motivos obscuros para estar na vida da Sookie. O dossiê sobre a árvore Stackhouse seria apenas a pontinha do iceberg dessa história complicada...
Está cada vez mais difícil saber o quando Bill realmente gostaria de Sookie, e quanto o sangue dela é o responsável pela obsessão dele. Principalmente se lembrarmos da Rainha comentando com Bill o quanto o sangue dela o tornou obsessivo...
isso eu gostaria de saber: Será que ele se expôs ao sol na primeira temporada já sabendo que estava protegido pelo sangue dela?
Mas que ele jah sabia q ela n era soh uma garçonete e que ele nao ficou e concontrou ela por acaso, fica obvio com aqueles papeis q ele guardava sobre ela e a familia. E a relacao dele com a rainha que sabia de tudo sobre a sookie pela prima dela.
Acho bem capaz da resposta para essa pergunta ser sim, depois de perceber essa obsessao da rainha pela luz do dia, nunca tinha reparado e provavelmente ela jah deveria saber dos efeitos, aquela saída do bill no sol, pode ter sido um teste mesmo para nao deixar suspeitas, ele fez dizendo qrer ir salva-la
bem esclarecedora sua analise :]
postei numa comu do trueblood.. espero que não se importe
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=44417057&tid=5502595483241433130&na=1&nst=1
Olá, é meu primeiro post...esse site ta bom demaisss...
Como fiquei conhecendo os livros por causa da serie e ainda soh li o primeiro..to chocada com o o 'caráter duvidoso' do Bill...a cena dele correndo depois de chutado para fora do caminhao foi ridicula, foi obvio que pelo menos na hora, espero, ele nao tava nem ai p sookie..e quando ele perguntou p Tara e p Alcide sobre o que tinha acontecido, ele nao foi nem um pouco convicente de que estava realmente confuso..q decepção,...
Flavia
Morro de ódio dessas pessoas que dizem que o Bill é o vilão.
1º Eles não iam focar no romance dele e da Sookie por 3 temporadas pra chegar agora e ele aparecer como o vilão.
2º Sim, ele poderia ter sido enviado pela Sophie-Anne, só que eu tenho certeza de que ele ama a Sookie, logo no comecinho da série ele diz "O que é você?", acho que se ele tivesse interesse em saber o que ela é, não faria essa pergunta, descobriria ele mesmo.
3º Como um vampiro, obveo que ele ia se preucupar com o Sol, ele ia ficar fora da van fazendo o que? Esperando fritar? E ele se preucupou sim quando viu a Sookie cheia de sangue, ele fez aquilo porque tava quase morrendo, qualquer um faria. Imagina você no deserto quase morrendo de sede, e visse um lago, você faria o que? Com certeza ia beber o máximo que conseguisse.
O Bill é diferente de todos, e provou isso em todo esse tempo de série.
Agora, falar que ele enganou a Sookie todo esse tempo? Dizer que ele só ta interessado no sangue dela? Ou do que ele é feito? Ninguém merece.
Sabe, uma das coisas mais legais de se assistir à alguns programas é a possibilidade de juntar pistas e deduzir. Os autores do post nunca tiveram a intenção de parecer que estavam falando verdade absoluta nenhuma, muito pelo contrário. Foi no mínimo muito interessante fazer uma análise do comportamento do personagem com base em dados que a própria série deu, e não em favoritismos vindo dos livros. E mais legal ainda é saber que sempre vai ter quem concorde e quem discorde das teorias expostas, o que a gente espera é que ambos os lados esponham argumentos sem necessidades de coisas do tipo "ninguém merece". Ninguém merece o que?
Também gosto muito do Bill e da Sookie juntos, mas "morro de ódio" dessas pessoas que não conseguem discutir a série com um olhar crítico, com esses sentimentos de Bill, ou Eric desligados. Mas isso só é possível quando se percebe que True Blood vai muito além do casalzinho principal, e parece que muita gente tem dificuldade de entender isso.
vendo dessa maneira...
o Bill dos livros tem mais parecensas com o Bill da serie do que parecia ao início(que pena gostava mais do da série por parecer gostar mais da sookie).
mas...
já à algum tempo que ando a reparar em situaçoes estranhas:comom daquela vez no funeral da avó de sookie ke fica á espera k anoitece e como passado alguns episódios ele arma-se em cavaleiro e corre para a porta em pleno dia(estranho!!);
o suisídio de Godric, sempre pensei que os vamps morressem como ele (tirando as chamas azuis, um pouco exagerado) mas parece cada vez mais obvio e depois de ler o livro(traiçao de sangue)que havia algo de errado na mareira deagir do Bill.
mas, as maiores desepçoes foram nos ultimos episósios,quando o Rei mostrou um ficheiro sobre a família da sookie, foi muito maue a outra situaçao foi : em vez de correr atraz do camiao em plena luz do dia(como na 1º temporada)nao, fica a olhar pra mao com cara de parvo a ver que nao se queimava e depois sodiz:"MERDA"
por e simplesmente "MERDA" e vai embora e, quando chega ao hospital, faz-se de sonsinho a perguntar como estava a sookie.
que desepsao, coitada, a guardar-se tamtos anos para o homen idial e pimba faz-lhe isto...
se me fizessem isto, eu comessava a afiar estacas :)
Gente primeiramente quero dizer que adorei o blog de vcs é maravilhoso sou viciada na série é leio tudo que encontro na net e o blog de vcs é o melhor do Brasil.
Amei o post ele me esclareceu muitas coisas e me fez refletir sobre outras que aconteceram nas três temporadas. Achei o post com teorias bem fundadas e muito completo parabéns!
Vou ficar a espera de outros como este!
o post esta maravilhoso realmente ligou algumas coisas eu quero eh mais que a sookie fique com o eric portanto adorei a sua teoria! como foi dito ai em cima o blog é maravilhoso!
Acho que depois de muitos anos de vivência... os vampiros acabam virando um gás...dai se explica o fogo azul de Godric...
quando os lobisomens abram a porta da senzala (onde o Bill esta sendo torturado pela Lorena) A primeira reaçao da Lorena é por as maos na cabeça, e ja saiu foguiho...
entao ja vimos 2 vampiros e meio sendo queimado (y)
e porque este sobrenome é stackhousse?
Tradusindo fica,
-Casa da Estaca..
estranhoo..
bjsnocorpo
Lalalah_
Clara, vc falou tudo, parabéns pelo comentário e também parabens ao blog pela teoria bem fundamentada desprovida de fanatismo casalete
Quanto ao Bill queimar diferente, eu lembro que o AB falou em algum extra que os vampiros tb podem ser mortos com fogo pq o fogo é como a luz do sol...em um episódio o Bill joga alguma coisa, vela, não me lembro na Lorena e ela fica queimada igual ele ficou no episódio que ele saiu no sol...então acho q a explicação pro Godric queimar diferente deve ser outra....
"Agora, falar que ele enganou a Sookie todo esse tempo? Dizer que ele só ta interessado no sangue dela? Ou do que ele é feito? Ninguém merece."
Nossa. Tudo bem se você não leu o livro e quer dar sua opnião (já que até a série não parece muito com os livros).
Agora falar que ele tá enganando a Sookie é mentira só prova que vc tbm não presta atenção na série. Isso já foi mostrado, quando uns documentos com o histórico da Sookie foram achados na casa do Bill.
E eu li os livros, sim, ele tava só interessado pelo o que ela faz.
E pelo visto, a série está indo para este desfecho também.
Eu só li os dois primeiros livros, e não lembro direito. MAS eu lembro que tinha a descrição do Godric queimando, com as chamas azuis e tals... E não lembro do Bill ter saido na luz do dia no primeiro livro atrás da Sookie... Por isso sempre encarei isso como um erro de continuidade da adaptação livro/série. Nos livros há a descrição de mais algum vampiro queimando no sol?
Quanto as revelaç~es sobre o caráter do Bill. Mesmo p quem nao conhece os livros, tava na cara que o Bill não era um principe (não é Crepusculo!!!). Ele é vampiro. Óbvio que as reais intenções dele iam surgir um dia! Ele não se encantou pela Sookie pela cor de seus lindos olhos... Mas ela mexe com ele sim, além dos "superpoderes"... Mas ele não tem uma natureza boa, ele não é humano. E é isso que deixa True Blood bom, nãó é um romance boboca, mas um enredo bem obscuro...
Oi, acho q talvez a discussão já tenha até morrido neste post, mas não queria deixar de falar duas coisas.
A primeira é que, apesar de achar muito plausível a teoria do Bill estar apenas usando a Sookie pelos poderes do seu sangue, tem duas leituras possíveis de cenas aí que não me conveceram.
Sobre o Bill tentar andar na luz do dia na season finale porque já tinha sugado o sangue da sookie, ele nem precisava ter saído de casa para ver que não tinha adiantado nada, qto mais ir até o cemitério lutado contra as queimaduras. Acho q essa cena é mto forte e dificil de se analisar por outro angulo senão o de ele iria se sacrificar por ela. Outra coisa são as formas diferentes dos vampiros queimarem à luz do sol, logo no início da série (1º ou 2º epi) o Bill explica para ele que os vampiros não entram em combustão, que foi mais ou menos o que rolou com o Godrick. Então para mim, qdo godrick diz que não ia demorar mto com a idade dele, o que rola é que assim como os vampiros ficam mais forte com o passar dos anos, também ficam mais sensíveis à luz do sol.
Mas, uma coisa que para mim foi tensa foi a forma como ele cagou para a tara refém daquele vampiro lá que esqueci o nome. Ok, ele tinha que manter a pose, mas em nenhum momento houve mostras de q ele estava no mínimo preocupado com a situação da melhor amiga da sookie.
Alguém aí disse que não iam focar 3 temporadas em um romance entre Bill e Sookie para depois dizer que ele é o vilão. Na minha opinião é muito provável já que tudo em true blood está sempre chocando e surpreendendo a gente, até mesmo pelo estilo do Alan Ball. E realmente espero que isso aconteça hahaha... vai prender muito mais a atenção do que se depois de várias temporadas acabar de um jeito meloso e tosco como "Bill e Sookie".
Bem, o fato do Bill ter "cagado" pra Sookie quando ele quase a matou tem a ver com o fato de que os vampiros priorizam a sua sobrevivencia acima de tudo...É esse aspecto que o Bill vive falando que os vampiros são mostros...Ele estava morto de fome e ele tinha que resolver isso de qualquer forma...Ele nao estava RACIONAL nesse momento é isso que vcs tem que entender.E depois ele simplesmente saiu correndo pq ele estava embaixo de sol. Isso é outro ato irracional que todo vampiro faz sob essas condições. Tanto é que logo depois ele foi visits-la no hospital cheio de culpa...
E bom, só posso dizer uma coisa a respeito do comportamento de Bill: ele é diferente sim nos livros, por mais que com o passar das temporadas ele esteja cada vez mais parecido com o Bill da Charlaine Harris.
Postar um comentário